Arrumação de Guarda Roupa

Todo começo de ano as pessoas costumam dar aquela geral na casa toda, organizar, destralhar e descartar ou doar coisas que não servem mais. Com as roupas, não é diferente, e é bom lembrar que isso não vale só para o começo do ano, mas que pode ser uma experiência muito legal na mudança de estações, na volta às aulas, ou qualquer outro (re)começo em nossas vidas. 

Doar ou descartar coisas que não usamos mais abre espaço não só físico, mas também mental para novas energias. Nada como se preparar para um novo ano ou novo período de vida com mais espaço e motivação. Além disso, quando nossas coisas estão organizadas é mais fácil de identificar exatamente o que precisamos comprar, economizando tempo e dinheiro. 

Separamos algumas dicas sobre arrumação de peças de roupa para colocar em prática e deixar seu armário em ordem:
  • Comece pela limpeza com uma flanela úmida para tirar o pó e, sem seguida, passe um pano seco. Não usar cera ou lustra-móveis;
  • Evite sabonetes e sachês para dar cheiro, pois podem dar umidade e atrair insetos;
  • Papéis e caixas de papelão também podem atrair traças e baratas;
  • Cintos devem ser pendurados e não enrolados/dobrados;
  • Quando usar cabides com pregadorespode-se forrar o pregador com feltro por dentro para não marcar as roupas;
  • Cabides iguais conferem uma melhor visualização e sensação de ordem;
  • Prefira saquinhos de TNT para proteger as roupas menos usadas. Se um dos lados for de plástico cristal é melhor para visualização;
  • Coloque os sapatos em uma gaveta ou sapateiras;
  • Botas de cano longo não devem ser dobradas. É recomendado colocar por dentro um saco de TNT com jornal dentro. A tinta do jornal repele as traças, mas é recomendado troca-lo a cada 6 meses;
  • É importante que todas as peças possam ser visualizadas de forma fácil, como por exemplo, dobrar camisetas em forma de rolinhos:

Outra dica legal é arrumar as peças de roupa por cores, e organizar as mais pesadas e escuras à esquerda, e as mais leves e fluidas à direita. Esta dica está no livro da Marie Kondo, A Mágica da Arrumação. Assim como sua famosa indicação para manter em seu armário (e na vida) apenas peças que te deixam feliz. Nada de guardar peças que um dia você acha que podem vir a servir em um período distante, presentes que ganhou e não se encaixam no estilo pessoal, ou outras peças que vamos acumulando e nunca usamos. Estas peças podem ser vendidas em bazares, trocadas com as amigas ou doadas para instituições de caridade, fazendo assim a energia circular, além de deixar que estas roupas contem novas histórias com novos donos. 

roupas pesadas e escuras à esquerda, leves e claras à direita, em cabides iguais. 

Para quem quer se aprofundar no assunto "destralhar", também indicamos a leitura dos posts do blog Vida Organizada, que trazem uma abordagem super prática, de uma maneira que fica quase impossível não criar coragem para arrumar o armário ou outra parte da sua casa. 

Indicamos ainda o ebook "Mão na Massa: Closet" da Naila Broisler, que conhecemos como recompensa do Catarse do Roupa Livre App. Neste, vieram várias dicas de como organizar melhor o guarda-roupa de forma que ele fique mais funcional e não estrague as roupas. Entre as várias dicas interessantes, o ebook traz uma lista de lojas úteis para a organização não só do closet, mas da casa inteira. Ficou interessado? Ele está disponível para compra aqui.

Nossas alunas do SESC Campinas fizeram uma limpeza em seus armários com nossas dicas e começaram a trocar peças que não lhe serviam mais por outras que combinassem mais com seus estilos. Em breve contaremos mais sobre essa experiência.


Alunas Aurea e Yolanda


E vocês? Como foi a limpeza anual da casa? Divida conosco nos comentários ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário