Oficina "Histórias da Moda: Identidade e Consumo Consciente" no SESC Campinas

Em janeiro de 2016, ministramos a oficina "Histórias da Moda, Identidade e Consumo Consciente" no SESC Campinas. Foi uma atividade muito rica em compartilhamento e troca de ideias sobre história da moda, sustentabilidade, moda e auto conhecimento. Ao final da atividade, ainda fizemos um bazar de troca de peças de roupa entre as participantes. 


A oficina fez parte do Trabalho Social com Idosos, dentro de uma programação especial "Avós e Netos", onde aconteceu também a troca e o encontro de gerações. 



Este encontro entre gerações foi uma oportunidade muita rica, com muitas análises sobre as diversas possibilidades de expressão a partir da moda, passando por diversos aspectos, desde influências visuais diversas, como elementos do design de vestuário de acordo com o contexto histórico e cultural; passando por diversas reflexões sobre o consumo de moda atual, discutindo tendências de sustentabilidade e consumo consciente. 


Cada exercício de autoconhecimento, como os painéis de inspiração ou análises de peças afetivas, era também uma oportunidade para mergulhos na história pessoal da indumentária de cada participante. A experiência do clube de troca de peças de vestuário (roupas, sapatos, acessórios) entre  as participantes incentivou o consumo sustentável e a economia solidária.







Exercícios de estilo feito pelas alunas